Ações realizadas

Saiba mais sobre as ações que aconteceram no Programa Institucional Arte na Escola - Polo FURB.

Formação: 11 linguagens da Arte

O projeto Arte e Tecnologia realizou uma formação sobre as 11 linguagens da arte com professoras da rede Municipal de Blumenau, além de demonstrar jogos possíveis de trabalhar com os estudantes no aprendizado de artes.

O objetivo foi explicar sobre as diferentes linguagens da arte para as professoras de pedagogia de Blumenau, além de demonstrar possibilidades pedagógicas com jogos famosos como: dominó, canastra, cara-a-cara, jenga, entre outros.

Ao final da oficina as professoras conversaram sobre outras possibilidades de aplicar o que aprenderam na formação, com ideias de fazer jogos com os assuntos e podcasts sobre histórias.

Formação: Jogos Teatrais

Foi realizada uma formação sobre jogos teatrais com professoras da rede Municipal de Indaial, Gaspar e Blumenau  pelo projeto Corpo Sonoro.
O objetivo da formação foi mostrar possibilidades de jogos teatrais para aplicar com os estudantes nas escolas, estes com o intuito de aproximar a turma, conhecer melhor seus colegas e propiciar experiência sensível. Foram realizados diversos jogos, como por exemplo,  o jogo "vento ventania" onde os participantes são divididos em grupos de três pessoas (duas formando uma casinha e uma no meio) e devem sair dessa formação quando a única pessoa fora da estrutura falar algum elemento que elas tenham ou estejam usando. Como, por exemplo, "vento ventania para quem está de calça", nesse caso todas as pessoas de calça saem da formação. Caso nenhum dos integrantes da formação estejam de calça, ninguém se move.

Formação: Musicalização

Foi realizada pelo projeto Corpo Sonoro uma formação com professoras da rede Municipal de Indaial, Gaspar e Blumenau sobre musicalização.

O foco da oficina foi sensibilizar e mostrar propostas possíveis para serem trabalhadas em sala de aula para introduzir estudantes à musicalização dentro da escola. Foi realizado um jogo com as professoras onde cada uma escolhia um instrumento musical e tentava seguir o ritmo das anteriores para criar uma música, a prática traz a experiência sensível para as professoras, mostrando que não são apenas as crianças que precisam ser tocadas pela música. Após isso foram apresentadas práticas para que elas possam aplicar os conceitos em sala, como por exemplo seguir o ritmo de uma música com palitos de madeira.

Formação: Estereótipos

Foi realizada, com professores da rede Municipal de Gaspar, Indaial e Blumenau, uma formação sobre os estereótipos pelo projeto Educação Estética e Mediação Cultural.

A formação focou em mostrar os perigos de ensinar apenas modelos prontos aos estudantes e como a marca dos estereótipos permanece ao longo da vida. Após isso foi realizada uma prática em que os professores desenharam seus próprios pássaros com base em artistas que trabalharam com esse tema, ao final todos participaram de uma exposição na sala e trocaram ideias sobre o que foi aprendido.

Live: Ética, Etiqueta e Estética Digital

A formação do projeto Arte e Tecnologia sobre ética, estética e etiqueta digital reuniu mais de 2 mil professores da Rede Municipal de Ensino de Blumenau, e conta atualmente com 6.082 visualizações no Youtube.

Após a realização do webinar, a Secretaria de Educação de Blumenau aplicou uma avaliação com os participantes presentes e teve resposta de 100% deles. De acordo com os resultados, 93% dos participantes afirmaram que a formação contribuiu com sua prática, e 78% avaliaram-na como ótima.

fonte: https://www.furb.br/web/1704/noticias/projeto-reune-mais-de-2-milprofessores-em-formacao-virtual/8409

Live: Arte na infância em tempos de Pandemia

Live conjunta dos projetos vinculados ao Programa Institucional Arte na Escola - Polo FURB que atualmente conta com 5.797 visualizações na plataforma Youtube, realizada em 18 de maio de 2020.

A live aconteceu em conjunto com Silvia Sell Duarte Pillotto, pós-Doutora no Instituto Estudos da Criança - IEC na Universidade do MINHO - UMINHO, Braga/Portugal em 2007/2008.

Live: Corpo Sonoro - Professor virtual e família presencial: Conceitos, propostas e provocações

A live de formação continuada do projeto Corpo Sonoro foi realizada com a SED da cidade de Indaial e aconteceu no dia 27 de agosto de 2020.

Live: Corpo Sonoro e acervos virtuais: pesquisa e planejamento docente em tempos de pandemia

Live de formação do projeto Corpo Sonoro realizada com a Secretaria Municipal de Educação de Indaial  no dia 05 de novembro de 2020 via plataforma Zoom e transmitida no canal do youtube.