Instituto Arte na Escola

Onde tudo começou

O Instituto Arte na Escola é uma associação civil sem fins lucrativos que, desde 1989, qualifica, incentiva e reconhece o ensino da arte, por meio da formação continuada de professores da Educação Básica. Tem como premissa que a Arte, enquanto objeto do saber, desenvolve nos alunos habilidades perceptivas, capacidade reflexiva e incentiva a formação de uma consciência crítica, não se limitando a auto-expressão e à criatividade.

Em 1989, o Grupo Empresarial Iochpe cria, em Porto Alegre, a Fundação Iochpe e com ela o Arte na Escola: um programa de qualificação de professores de arte do Ensino Fundamental e Médio. Seu ponto de partida pretende validar o uso em sala de aula de vídeos e da Metodologia Triangular: uma abordagem que combina o fazer artístico, a história da arte e a leitura de imagens.

"A arte melhora o aprendizado da língua, da matemática, das ciências naturais e humanas e ainda evita a evasão escolar. "

Evelyn Ioschpe

Rede Arte na Escola

O Polo FURB

Em 1993 a Universidade Regional de Blumenau (FURB) firmou convênio de Cooperação Técnica e Apoio Recíproco com o Instituto Arte na Escola de São Paulo, a fim de integrar a Rede Arte na Escola - RAE como um Polo. Esta Rede está presente em todas as regiões do Brasil em diversas universidades, instituições de ensino e de cultura, onde cada unidade conveniada é um Polo que oferece ações de formação para professores do ensino básico. O Programa objetiva fomentar a qualificação de processos educacionais em arte, com o propósito de ser agente de transformação e fonte de referência no ensino da arte.

O  Programa Institucional Arte na Escola - Polo FURB conta com três (3) projetos, são eles:

• Arte e Tecnologia: Construindo Redes Sociais Tecnológicas e Artísticas
  • Corpo Sonoro: Teatro e Música na Formação Continuada do Professor-Artista
  • Educação Estética e Mediação Cultural: com Professores de Educação Básica

As ações previstas nos três projetos canalizam a formação do professor de Educação Básica com envolvimento de estudantes de graduação e pós-graduação, permeando as linguagens de Artes Visuais, Música, Teatro, Design e Arte e Tecnologia.

Em ações parceiras o programa atua principalmente com as Secretarias Municipais e de Cultura das cidades que participam dos projetos. Os resultados apontam para a consolidação da formação contínua de professores, que fundamenta e subsidia a prática profissional dos participantes de forma concreta e efetiva. Este processo contribui para a melhoria da qualidade do ensino da arte na escola, tendo a arte como potência na formação estética, artística e cultural, considerando as mudanças sociais que geram transformações no que tange o ensino e a aprendizagem, resultantes de um ensino de qualidade, onde a qualificação profissional e pessoal são imprescindíveis.

Arte e Tecnologia: Construindo Redes Sociais Tecnológicas e Artísticas

O projeto Arte e Tecnologia tem como objetivo propiciar aos professores de educação básica formação contínua e instrumentalização de propostas relacionadas a arte digital, design, e metodologias ativas, envolvendo as relações locais e globais junto às produções artísticas, associada a arte e a tecnologia, promovendo o aprendizado por meio da experimentação. A metodologia abarca ensino híbrido, cultura maker, gamificação, curadoria na cultura digital, aprendizagem colaborativa, avaliação, tecnologias digitais, educomunicação, programação e robótica, plataformas adaptativas e aprendizagem baseada em projetos.

Além disso o projeto conta com uma estrutura diferenciada, sendo realizadas oficinas no Espaço de Formação e Experimentação em Tecnologias para Professores (EFEX).

Corpo Sonoro: Teatro e Música na Formação Continuada do Professor-Artista

O projeto Corpo Sonoro tem por objetivo qualificar professores de Educação Básica e estudantes de Graduação mediante ações sistemáticas de formação continuada e instrumentalização com metodologias ativas e especializadas do campo da Arte, a fim de contribuir para a melhoria da prática pedagógica, envolvendo Arte, sobretudo Música e Teatro. A metodologia envolve o princípio ativo e o jogo como ferramenta didática.

Educação Estética e Mediação Cultural com Professores de Educação Básica

O projeto Educação Estética objetiva potencializar o ensino das Artes Visuais na formação continuada de professores da Educação Básica e inserir ações de extensão na formação do estudante de graduação e pós-graduação. Utiliza ações diferenciadas, voltadas para a educação estética e mediação cultural. Sua metodologia contempla grupos de estudos, oficinas, mediação cultural, seminários de relatos de experiências, elaboração de materiais educativos.

NOSSO TIME

Conheça os participantes